Com todas as evoluções de plataformas, respectivamente surgem ferramentas, possibilidades e tendências e mudanças no comportamento do consumidor. Nicole Teeters da agencia Marketing Digital Wire Stone, fez uma lista de 10 tendencias que vão marcas o social media em 2017 que consta abaixo:
1- Foco do Facebook no vídeo:
O sucesso apresentado pelo Facebook Live e de anúncios verticais são bem consideráveis. Devido à esse sucesso, as marcas devem trabalhar o conteúdo em vídeo porem com qualidade;
2- Instagram mantem eficácia:
O instagram esse ano foi a melhor plataforma para as marcas, e continuará a ser em 2017, estando a um nível 10 vezes superior ao do Facebook e 54 vezes maior que o twitter.;
3- Apogeu dos GIFs e Emojis.
Os dois itens citados sempre vão ter um lugar especial no coração do consumidores. Em 2017 as marcas estão cada vez mais engajadas com esses temas;
4- Storytelling mais informal.
Storytelling é considerado uma tendência-chave para este ano, mesmo sendo algo mais informal e bastante usado para gerar uma conexão mais direta com o cliente, muitas marcas utilizam Snapchat, Instagram Stories e Facebook live para gerar esse contato.
5- A chegada da inteligência artificial.
Uma das maiores tendências seria o uso de inteligência artificial para maior satisfação do consumidor. Nicole Teeters acredita que a partir desse ano também será utilizado para experiência do consumidor.
6- Users têm cada vez mais poder.
As redes sociais estão a dar cada vez mais liberdade a seus users, oferecendo-lhes a possibilidade de escolher o que querem ver e ter acesso a apenas os conteúdos que estiverem relacionados com os seus interesses.
7- As plataformas de nicho vão crescer.
Por incríveis que pareca o facebook e o instagram não são as unicades redes sócias a serem usadas, as plataformas de nicho, como a Tastebuds (música) e Ravelry (tricot e crochet), estão começando a ganhar relevância;
8- Compartilhamentos deixam de ser tão públicos.
Em 2017 as publicações e compartilhamentos deixarão de ser públicos e sendo mais compartilhados em grupos, ou através dos aplicativos de mensagens que as próprias redes sociais oferecem;
9- Realidade virtual e aumentada mais perto.
Todos sabemos que é apenas questão de tempo para que a realidade virtual e aumentada seja acessível, e as redes sociais já estão prontas para acolher isso, como exemplo temos os vídeos em 360º
10- Em busca do estado zen.
É considerável o crescimento da procura de conteúdo que acalme o seu dia. Procuram simplicidade e calma por oposição às vidas stressantes que levam. Um dos exemplos apresentados é a crescente popularidade de vídeos de “white noise” publicados no YouTube. Evitando perturbar os clientes, procure sempre gerar conteúdo com qualidade e não poluir a internet.