Um dos procedimentos mais importantes ao se criar um negócio, após ter definido produto, serviço, área de atuação e formatos de trabalhos e a partir daí a definição do nome deste negócio.
Trata-se de uma tarefa desafiadora, mas tendo alguns critérios para serem seguidos, com certeza será algo mais fluido e assertivo.
Abaixo daremos algumas dicas e orientações para que se tenha um norte.
O primeiro passo importante será você definir seu público alvo. Ele deve sempre ter representatividade e relevância, segmentando e entendendo para quem sua empresa irá realmente trabalhar.
Qual o perfil de pessoa que realmente vai se identificar com seu produto ou serviço. Para isso você terá que realizar pesquisas de mercado para recolher informações do seu segmento, analisar seus concorrentes observando como eles atraem seus públicos e identificar as dores, objetivos e necessidades destes futuros clientes.
Você deverá também:
Refletir sobre a essência da nova empresa
Pense nos valores, na missão e na visão da empresa. O nome deve refletir a identidade e os objetivos da empresa.
Pesquisar palavras-chave relevantes
Você deve identificar palavras-chave relacionadas ao setor ou à área de atuação da empresa. Isso com certeza vai te ajudar a gerar ideias para o nome.
Escolha um nome que possa ser simples de pronunciar
Escolha um nome que seja fácil de lembrar e pronunciar. Evite nomes muito complicados ou difíceis de pronunciar.
Verifique a disponibilidade no registro.br
Antes de decidir pelo nome, verifique se o domínio do site, ou seja, o www.nomedaempresa.com.br está liberado junto ao registro e as contas de mídia social associadas estão disponíveis.
Sempre Evite limitações geográficas ou temporais
Se você deseja expandir a empresa para outros mercados ou regiões no futuro, evite nomes que estejam muito ligados a uma localização específica.
Crie sempre um nome único
Certifique-se de que o nome escolhido não está em uso por outras empresas no mesmo setor e que não infringe direitos autorais ou marcas registradas existentes. Se tiver dúvidas pode contar com os serviços da https://www.icamp.com.br – especialista em marcas e patentes para empresas
Experimente algumas combinações
Pode Brincar com palavras-chave, combinações de palavras, símbolos ou até mesmo termos inventados para criar um nome único e memorável.
Sempre realizar algum teste do nome
Antes de tomar uma decisão final, teste o nome com amigos, familiares ou potenciais clientes para ter feedback sobre a sua aceitação e percepção.
Fique confortável com o nome escolhido
Não adianta criar um nome e não ficar satisfeito com ele. Afinal ele carregará um legado futuro e você pode estar criando neste momento uma marca de sucesso!
Prefira sempre nomes atemporais
Evite modismos e priorize nomes que combinam com o seu negócio em qualquer época. Isso protegerá a sua marca de estar vinculada a um termo que não seja interessante e atrativo a longo prazo.
Agora é colocar a mão na massa e ir pensando em todos estes processos. Coloque os nomes, mesmo aqueles que de certa forma pareçam bobos ou não úteis numa lista e faça um cruzamento deles se possível. Com certeza, ao final do dia, você terá escolhido algo que realmente fará sentido.
Depois do nome escolhido, agora chegou a hora de procurar uma empresa que possa lhe ajudar com a divulgação de sua marca e cuidar da sua expansão, por isso pode contar conosco.
Acesse este link direto e veja como poderemos te ajudar a implementar diversas ações de marketing, adequadas ao seu negócio.