Muitas empresas têm entrado em contato com o pessoal do comercial aqui da agência e me parece que o discurso é sempre parecido: “minha empresa precisa vender mais, o que devemos fazer ?”
Na prática as empresas tem de seguir algumas premissas básicas no entendimento primário relativo ao que ela exatamente vende, respondendo a algumas perguntas simples:
1) O que de fato nós vendemos?
2) Nós entendemos este produto? Conhecemos de verdade suas características, seus benefícios, seus diferenciais?
3) Em que momento esse produto resolve alguma dor do cliente ou de fato resolve o problema do cliente?
4) O produto ou linha de produtos e serviços vendidos é superior a seus concorrentes, em relação ao benefício que ele gera?
5) Qual o tamanho do empenho de sua equipe em atender bem o cliente ofertando este produto e serviço?
6) Que tipo de orientação é passada ao cliente tanto no momento da venda como no pós venda?
7) Qual a ação de retomada de contato com o cliente que já adquiriu um produto ou serviço da empresa, tem algo agendado para isso?
8) Quando se lança algo novo no portfólio, os clientes ativos são avisados? Como isso é feito?
Respondendo a estas 8 perguntas matadoras já temos um caminho base trilhado, mas e agora o que devemos fazer em seguida?
Sua marca ou empresa, tem de necessariamente de ter alguns canais de relacionamento com o cliente ou prospectar, sempre lembrando que as práticas do mundo offline permanecem as mesmas. Abaixo vocês verão algumas dicas também práticas e rápidas que podem aumentar o fluxo de possíveis clientes em sua empresa, são eles:
– Um site com domínio fácil e de rápido entendimento, de preferência usando o nome fantasia nele.
– Dentro do site, informações úteis, atualizadas, diretas e com páginas específicas para cada assunto. Não esquecer de canais de atendimento direto, como ferramentas de WhatsApp Web ou mesmo chats, além é claro de um formulário direto de contato em uma página com todas as referências de telefone, endereço, cidade, cep ou mesmo algum outro canal de contato direto.
– Ter uma rede social já deixou de ser um luxo, tenha um canal nas principais: Instagram, Facebook, Pinterest, Youtube, Linkedin. O que colocar nelas? Novidades, ações promocionais, dicas, curiosidades, alertas sobre produtos, lançamentos, informações úteis. Mas não esqueça também de publicar o que seus clientes atuais estão falando de você.
– Crie vídeos sobre algo útil para seu cliente, gere orientações, conte uma boa história sobre como um produto ou serviço que você presta ajudou um cliente, ou mesmo o que ele teve de satisfação ao fazer negócios com sua empresa.
– Canal na rede é peixe: Algum possível cliente te enviou um e-mail, te ligou, mandou um zap? Tenha sempre a mão uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) ou simplesmente canal de relacionamento com o cliente. Ele tem de ser abordado no futuro, com informações importantes e benefícios que o façam virar um cliente ou simplesmente continuar a ser um cliente, seja por qual meio for.
– Mantenha sua equipe sempre bem informada com as novidades da empresa e reforce a eles para disseminarem estas informações a estes possíveis clientes.
– Não faz nenhum tipo de links patrocinados, Google ads, Facebook ads, Youtube ads? Desculpe, mas seus concorrentes estão fazendo, vai perder o bonde da história?
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