A Gamificação segundo Gabe Zicherman, é definida como “usar os processos e dinâmicas dos jogos para engajar pessoas e resolver problemas”. No meio corporativo essa prática vem ganhando grande destaque nos últimos anos como base para a criação de um relacionamento a longo prazo entre colaboradores, clientes e produtos.
O grande objetivo é proporcionar o envolvimento do colaborador com o jogo e assim, aumentar o engajamento. Os jogos possuem uma dinâmica motivacional para concluir o objetivo final, recebendo na maioria das vezes um prêmio pelo feito realizado.
A Gamificação pode ser composta pelo elementos: metas, regras, feedback, participação e recompensa.
Metas: são os motivos que o jogador tem para concluir as tarefas designadas.
Regras: são conjuntos de normas estabelecidas que direcionam como o jogo pode ser jogado ou não, promove mais equilíbrio e competitividade para o jogo.
Feedback: serve para informar como está o desempenho do jogador dentro dos diferente ambientes do jogo.
Participação voluntária: é a aceitação das metas, regras e do modelo de feedback por parte de um jogador ou mais, possibilitando a participação espontânea do jogadores envolvidos.
Recompensa: é a razão principal pela qual os jogadores se motivam e continuam em um jogo até sua finalização. As recompensas podem ser em forma de brindes, status, acesso, influência ou gifting.
MOTIVOS PARA SUA EMPRESA USAR A GAMIFICAÇÃO:
- Feedback Imediato: O feedback imediato pode ajudar a minimizar o medo das avaliações anuais que muitos funcionários temem.
- Premiações e “Badges”: Recurso eficiente de estimular através da distribuição de premiações o desenvolvimento de competências e técnicas específicas dos funcionários/ colaboradores.
- Metas Alcançáveis: Nas empresas, a definição de metas tangíveis cria uma sensação de constante progresso.
- Competitividade e Colaboração: A dinâmica dos jogos torna a competição mais nivelada e automatizada, ou seja, ajuda que o bom desempenho seja mantido de maneira mais linear.
- Aprender jogando: Ajuda as empresas a ensinar seus funcionários o que devem saber de forma mais descontraída, dinâmica e participativa.
RESUMINDO…