Inbound Marketing nas organizações, segundo a plataforma de marketing HubSpot, é classificada como uma estratégia de marketing 4 vezes mais eficiente. Mesmo se for um negócio pequeno, que só está começando, ou uma marca já consolidada no mercado, a metodologia do Inbound Marketing pode trazer grande resultado para o seu negócio, se for aplicada com bom planejamento e executada com qualidade.
Afinal, do que se trata esse conceito trendy no mundo da propaganda hoje? Com certeza, é muito mais simples e acessível do que a impressão do nome em inglês transmite. Inclusive, com essa metodologia, a proximidade entre marcas e o público em potencial é tão grande e verdadeira, que está acontecendo agora, no momento em que você lê esse post. O Inbound é a estratégia de Marketing Digital utilizada para criar e proporcionar conteúdos relevantes para o consumidor, também conhecido como Marketing de Atração. Mas, por favor, não entenda pelo lado pejorativo da expressão. É graças a essa maravilhosa ferramenta que é possível criar uma comunicação humanizada entre empresas e pessoas, criando conexão genuína com o consumidor.
No Inbound Marketing, as vendas são uma consequência de vários pilares do Marketing Digital que são trabalhados ao mesmo tempo para se comunicar com o cliente, como se fosse uma amizade construída aos poucos, mas, de forma verdadeira e sólida, que vai perdurar pelos próximos anos. Hoje o consumidor tem poder de escolher os conteúdos, os canais e as formas do que e como quer consumir, dessa forma, com o Inbound, em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para ela. E sem interrupções, você há de concordar que o engajamento é muito maior, certo? – Aposto que você já deve ter ouvido a propaganda do Spotify enquanto tomava banho e não conseguiu pulá-la. Pois é, às vezes, sem a versão premium nosso inconsciente fica suscetível à momentos inconvenientes para receber mensagens publicitárias. Infelizmente, isso também é Inbound.
A metodologia envolve os pilares de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégia em Redes Sociais, contempladas no Marketing Digital. Nós, Lógica Digital, acreditamos que há 8 aspectos essenciais para uma campanha de Inbound Marketing de Sucesso – A primeira é com certeza a Criação da “PERSONA”. Se você fosse uma empresa e tivesse apenas um cliente ideal, como ele seria? Quais são seus objetivos e desafios? Qual é seu background pessoal? Do que necessitam? É fundamental saber com quem você “quer conversar” antes de iniciar uma estratégia, principalmente em termos de criação de conteúdo.
O segundo aspecto é a Definição de Palavras-Chave. Para lhe situar melhor, trata-se de uma palavra ou frase que é procurada em um mecanismo de busca, como o Google. E porque é tão relevante? Pois, é por onde seus clientes irão te achar. A pesquisa de palavras chave ainda fornece insights valiosos em termos de insights da indústria e demanda de produto. Nós, como agência que nasceu nos primórdios do mundo online, acreditamos que, independente do tamanho de seu negócio, pode-se crescer e expandir através da busca orgânica – basta encontrar as palavras-chave mais compreensíveis para busca. A terceira é a Otimização de do Website (SEO), depois do passo anterior, pode-se aumentar as chances de ranquear o grupo de palavras-chave e encontrar seu negócio no topo e na primeira página do Google. Quando criamos sites, temos em mente o visitante e não o ranking do Google em primeiro lugar. Dessa forma, garantimos que as páginas do site sejam as mais intuitivas possíveis para o usuário.
A quarta é a Criação de Conteúdo, criar conteúdo relevante é a melhor forma de ter sua empresa sendo compartilhada nas redes sociais e ainda otimizar seu ranking nas páginas do sistema de busca. Além disso, acreditamos ser uma forma orgânica de outros websites quererem “linkar” seu conteúdo com o deles, aumentando sua visibilidade. O quarto aspecto essencial do Inbound Marketing é a Publicação de Anúncios em Mídias Sociais, que são usadas para criar e aumentar as comunidades online e distribuir conteúdo – de forma rápida. No Facebook, por exemplo, de forma paga é possível customizar a audiência de forma assertiva e eficiente, criando o melhor custo benefício possível para gerar leads. Para nós, o uso dessa ferramenta, quando combinada com e-mail marketing, tem o poder de impactar sua persona com o melhor conteúdo possível.
O quinto aspecto a ser considerado é a Conversão do Tráfego no site. Seu site está sendo visitado, mas essas visitas não estão gerando novos clientes? É simples. A Lógica Digital foca em conversão. É preciso fazer uma oferta atrativa: desenvolva um Call To Action chamativo e lance uma landing page com formulário para ser preenchido. Depois disso, faça o teste para saber o número de conversões! A sexto aspecto é a Nutrição de Leads. Nós pensamos que as marcas que criam relacionamento com seus leads têm maiores chances de transformá-los em clientes, além disso, a parte mais importante de impulsionamento nas redes sociais é entender quais conversões estão acontecendo, e em qual rede sociais responder a ela.
O penúltimo aspecto e sétimo é a Otimização em Mobile. Pensamos que é fundamental seu site ser responsivo no mobile para que o usuário tenha a melhor experiência possível. E-mails, CTAs, e vídeos devem possuir a visualização monitorada, sempre! O último aspecto, e mais talvez um dos mais relevante para o nosso cliente é Análise da estratégia de Inbound Marketing. Nós utilizamos o Google Analytics, que permite que todos os resultados das mídias sociais e sites sejam interpretados em conjunto. Depois de todas as estratégias no lugar, chegou a hora de determinar se a métrica de sucesso foi cumprida, entender o que deve ser melhorado, categorizar o que funcionou ou não na campanha e quais foram os aprendizados que deverão são levadas para a próxima!